A informação se tornou mais dinâmica, está disponível em toda parte e em todos os meios de comunicação, sobretudo na Internet. Atento a este avanço e à questão da divulgação e propaganda dos serviços médicos-veterinários e zootécnicos tanto na mídia impressa quanto na mídia digital, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Sergipe (CRMV-SE) chama a atenção para os cuidados que os profissionais devem ter para evitar infrações ao Código de Ética do Médico Veterinário, regulamentado pela Resolução CFMV nº 1138 de 16/12/16 e do Zootecnista regulamentado pela Resolução CFMV nº 1267 de 08/05/19. A divulgação de assuntos médico-veterinários e zootécnicos em qualquer meio de comunicação de massa deve se pautar pelo caráter exclusivo de esclarecimento e educação da sociedade, não cabendo ao mesmo agir de forma a estimular o sensacionalismo, a autopromoção ou a promoção de outros.

O CFMV DISPÕE DE ALGUMAS REGRAS TAIS COMO NÃO É PERMITIDO:
– Realizar atendimentos online;
– Veiculação de publicidade de qualquer serviço veterinário ou zootécnico que contenha preço, modalidade de pagamento e serviços promocionais ou gratuitos;
– Utilizar fotos de pacientes para demonstrar sucesso de tratamento;
– Fazer propaganda enganosa (ex: afirmar que é o melhor da cidade);
– Divulgar técnicas e tratamentos sem eficácia comprovada;
– Divulgar tabela de honorários ou comparativos com valores de outros profissionais;

O CFMV DISPÕE DE ALGUMAS REGRAS TAIS COMO É PERMITIDO:
+ Divulgar apenas equipamentos e tratamentos que sejam diferenciais (e não um qualitativo de natureza intrínseca do serviço oferecido);
+ Veicular em todo material de divulgação nome completo, especialização (se houver), inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária e endereço de atuação.
+ Somente é permitido anunciar a especialidade comprovada, tanto para o Médico Veterinário quanto para o Zootecnista, devidamente registrada no Sistema CFMV/CRMVs. Os títulos de especialista são concedidos apenas por instituições habilitadas pelo CFMV.
+ Pode o Médico Veterinário, valendo-se de qualquer meio de divulgação, prestar informações, conceder entrevistas e publicar artigos que tratem de temas médico-veterinários, desde que com fins educativos e de interesse social.
+ Durante a concessão de entrevistas e outras aparições públicas e quando da publicação de artigos, o Médico Veterinário deve evitar sua autopromoção e o sensacionalismo, em obediência aos preceitos do Código de Ética.

Para mais informações, entre em contato com o CRMV-SE pelo telefone (79) 79 3211-9905,  celular e whatsApp (79) 9 9924-6798 ou e-mail: crmvse@infonet.com.br