Perguntas Frequentes
  • Quando ocorrerá a eleição?

No dia 8 de abril de 2022, com início às 08h00min e término às 17h00min, presencial , na sede do CRMV-SE.

  • O voto é obrigatório?

Sim, sendo eleitores os médicos-veterinários e zootecnistas possuidores de inscrição principal (VP) no CRMV-SE, que estejam em dia com o financeiro e não estejam impedidos por decisões administrativas ou judiciais, conforme previsto no artigo 14, Resolução CFMV nº 1298/2019. O voto é facultativo somente para aqueles que possuírem 70 anos ou mais, consoante previsão do §7º do artigo 14 da Resolução CFMV nº 1298/2019.É necessário estar com o documento de identificação civil ou profissional no momento da eleição.

  • Tenho débitos no Conselho. Como faço para votar?

A regularização poderá ser feita até o dia da realização da eleição, conforme §3º do artigo 14 da Resolução CFMV 1298/2019.

  • Profissional transferido.

Conforme §6º do artigo 14 da Resolução CFMV 1298/2019.O profissional transferido de um CRMV para outro só poderá votar e ser votado no CRMV de destino quando a homologação da transferência ocorrer antes da data final para o registro de Chapas.

  • Sou isento de anuidade. Preciso votar?

Se você for um profissional atuante, mesmo que já tenha sido isentado da anuidade, o voto é obrigatório, exceto se possuir 70 anos ou mais.

  • Como atualizar meus dados cadastrais

Acesse https://app.cfmv.gov.br/usuario/login.

  • Não votei e não justifiquei. O que acontece?

Art. 62. O não comparecimento às eleições  em 1º (primeiro) ou 2º (segundo) turno, acarretará a incidência de multa equivalente a 5% (cinco por cento) sobre o valor de uma anuidade estabelecida para o exercício, a cada faltar.

  • Qual é o prazo para enviar a justificativa?

O prazo é de 10 (dez) dias úteis após a realização da eleição, conforme artigo 63 da Resolução CFMV nº 1298/2019.

  •  Não consegui votar e preciso justificar. Como faço?

Você deve encaminhar a justificativa acompanhada de documentos comprobatórios  e protocolar na sede do CRMV-SE, na Rua Campo do Brito, nº 1151, Bairro São José, Aracaju-SE, 49.020-590, enviar pelos correios ou para o e-mail eleicao2022@crmvse.org.br , até no máximo 10 dias úteis após a realização da eleição, conforme artigo 63 da Resolução CFMV nº 1298/2019.

 Na justificativa deverá o profissional expor os fatos e circunstâncias que impossibilitaram o exercício de voto, bem como apresentar os documentos suficientes à comprovação do alegado, competindo ao Plenário do CRMV-SE deliberar, de modo fundamentado. podendo ser deferidas ou não.

É importante destacar que a Resolução CFMV nº 1298/2019, no §3º estabelece o rol de ocorrências que justificam a ausência de voto:

I – morte em família até segundo grau de parentesco, no interregno de sete dias anteriores a contar da eleição, inclusive;
II – emergência médica afetando o profissional, cônjuge, pais ou filhos, tais como partos, cirurgias ou doenças que impliquem em internações ou cuidados médicos intensivos;
III – privação de liberdade;
IV – sinistro natural ou sanitário, na área de jurisdição do CRMV ou de residência do profissional;
V – convocação judicial para data coincidente com todo o horário destinado à votação;
VI – viagem para fora do domicílio do profissional, convocada após prazo hábil para envio do voto por correspondência, desde que o deslocamento se inicie ou finalize em horário incompatível para o exercício do voto;
VII – acidente afetando o profissional, cônjuge, pais ou filhos, com gravidade tal que comprometa o seu comparecimento ao pleito;
VIII – atividade profissional que impeça o eleitor de se afastar do local de trabalho e, para os casos de voto online, desde que haja prova de impossibilidade de acesso à rede mundial de computadores.

  • O que acontece se não pagar a multa?

Art. 64. O não pagamento da multa eleitoral no prazo definido nesta Resolução acarretará a incidência de juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, bem como correção pelo IPCA, ou outro índice que o substitua.

Parágrafo único. A multa não paga em seu vencimento será inscrita em Dívida Ativa, observando-se, então, o Código Tributário Nacional, a legislação tributária correlata.

 

Médico Veterinário e Zootecnista para regularizar ou verificar a sua situação financeiro basta entrar em contato com o setor financeiro através do endereço de e-mail: tesouraria@crmvse.org ou pelo telefone(079) 3211-9905.

Outras informações sobre as eleições podem ser obtidas pelo e-mail eleicao2022@crmvse.org.br

Acesse: RESOLUÇÃO Nº 1.298, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2019-Normatiza o Processo Eleitoral nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária e dá outras providências.